Pense, fale, aja
“Pense sempre
coisas positivas e elas vão acontecer.” Era isso que sempre ouvia de minha tia.
“Primeiro, o mundo é construído em nossa mente e depois no mundo.” Veja bem,
ela não queria dizer que não é importante trabalhar duro para fazer as coisas,
mas que primeiro as coisas devem ser bem planejadas. Se nós idealizarmos coisas
ruins, como poderá sair alguma coisa boa? Este é o mundo onde vivemos. Antes
daquela festa linda em que dois seres atrelam seu futuro diante de uma
autoridade (padre, pastor ou juiz), muitas e muitas conversas, ideias e sonhos
são divididos. É assim que se constitui a família onde se alicerça a sociedade.
É, meu amigo, a família é o tijolo onde se constrói a sociedade. Mesmo entre
pessoas tão próximas e que se amam, sempre existirá um que pensa uma coisa e
outro que pensa outra. Ás vezes, brigas. Assim caminha a humanidade.
Na vida em
sociedade, não é diferente. Nunca vamos encontrar uma associação que segue
exatamente tudo aquilo que pensamos e queremos. É exatamente ai onde mora o
perigo. Lembra que eu disse que tudo começa no plano das ideias? Agora eu estou
dizendo que as pessoas pensam diferente e que o consenso é sempre algo muito
difícil de conseguir. Portanto, se você apenas quiser seguir grupos de pessoas
que pensam exatamente igual a você, amigo, você vai caminhar por esta vida
sozinho. E estamos caminhando sozinhos... Nossas associações de moradores do
bairro vivem às moscas... Nosso interesse por política é quase zero... Não
temos paciência para ir a uma reunião do condomínio.... E assim, ideias não
surgem, e coisas não acontecem. Pessoas sozinhas com ideias maravilhosas são
apenas pessoas sozinhas e nada mais.
Vamos começar de
novo e, desta vez, fazer da forma certa. Você vai ser tolerante com quem não
pensa igual a você, tratando-os como gostaria de ser tratado. Vai entender que
tudo na vida é uma construção coletiva, desde negociar a hora da mamada com sua
mãe, quando tinha uma hora de vida, até decidir quem vai pagar suas dívidas
enquanto você estiver mostrando seu passaporte para São Pedro. O seu maior aliado também é seu maior
inimigo. Existem muitas pessoas iguais a você, querendo sonhar, querendo
dividir suas ideias, querendo construir um novo mundo. Você só conseguirá com
elas, não estrague isso. Não perca seu tempo com o que não constrói. Não perca
tempo com seu egoísmo ou com sua sensação de que sabe mais que os outros!
Participe de sua
associação de bairro. Informe-se sobre os políticos de sua cidade e envie suas
ideias para eles. Converse com seu vizinho sobre como melhorar as coisas onde
você vive. Não desista quando fecharem a porta na sua cara. Mostre seu valor!
Junte-se a nós por
um mundo melhor!
Artigo da edição 267 do Jornal Gazeta de Contagem de 22/05/12 a 28/05/12

Nenhum comentário:
Postar um comentário