domingo, 27 de maio de 2012

Pense, fale, aja


Pense, fale, aja

“Pense sempre coisas positivas e elas vão acontecer.” Era isso que sempre ouvia de minha tia. “Primeiro, o mundo é construído em nossa mente e depois no mundo.” Veja bem, ela não queria dizer que não é importante trabalhar duro para fazer as coisas, mas que primeiro as coisas devem ser bem planejadas. Se nós idealizarmos coisas ruins, como poderá sair alguma coisa boa? Este é o mundo onde vivemos. Antes daquela festa linda em que dois seres atrelam seu futuro diante de uma autoridade (padre, pastor ou juiz), muitas e muitas conversas, ideias e sonhos são divididos. É assim que se constitui a família onde se alicerça a sociedade. É, meu amigo, a família é o tijolo onde se constrói a sociedade. Mesmo entre pessoas tão próximas e que se amam, sempre existirá um que pensa uma coisa e outro que pensa outra. Ás vezes, brigas. Assim caminha a humanidade.

Na vida em sociedade, não é diferente. Nunca vamos encontrar uma associação que segue exatamente tudo aquilo que pensamos e queremos. É exatamente ai onde mora o perigo. Lembra que eu disse que tudo começa no plano das ideias? Agora eu estou dizendo que as pessoas pensam diferente e que o consenso é sempre algo muito difícil de conseguir. Portanto, se você apenas quiser seguir grupos de pessoas que pensam exatamente igual a você, amigo, você vai caminhar por esta vida sozinho. E estamos caminhando sozinhos... Nossas associações de moradores do bairro vivem às moscas... Nosso interesse por política é quase zero... Não temos paciência para ir a uma reunião do condomínio.... E assim, ideias não surgem, e coisas não acontecem. Pessoas sozinhas com ideias maravilhosas são apenas pessoas sozinhas e nada mais.

Vamos começar de novo e, desta vez, fazer da forma certa. Você vai ser tolerante com quem não pensa igual a você, tratando-os como gostaria de ser tratado. Vai entender que tudo na vida é uma construção coletiva, desde negociar a hora da mamada com sua mãe, quando tinha uma hora de vida, até decidir quem vai pagar suas dívidas enquanto você estiver mostrando seu passaporte para São Pedro.  O seu maior aliado também é seu maior inimigo. Existem muitas pessoas iguais a você, querendo sonhar, querendo dividir suas ideias, querendo construir um novo mundo. Você só conseguirá com elas, não estrague isso. Não perca seu tempo com o que não constrói. Não perca tempo com seu egoísmo ou com sua sensação de que sabe mais que os outros!

Participe de sua associação de bairro. Informe-se sobre os políticos de sua cidade e envie suas ideias para eles. Converse com seu vizinho sobre como melhorar as coisas onde você vive. Não desista quando fecharem a porta na sua cara. Mostre seu valor!
Junte-se a nós por um mundo melhor!

Artigo da edição 267 do Jornal Gazeta de Contagem de 22/05/12 a 28/05/12


Nenhum comentário:

Postar um comentário