A Pergunta
Uma grande
dificuldade do MÉDICO é responder a uma pergunta que todos fazem..... Ficou
curioso em saber qual é a pergunta? Então não vou falar agora ... Vou curtir a sua
curiosidade .... Vou saboreá-la como um vinho precioso... Sim, se você lê o que escrevo, para mim, este
momento é especial.....
Então vamos construir o nosso cenário... O médico
sentado de um lado da mesa, o paciente do outro.... Um encontro que tanto pode
ser o primeiro quanto pode ser mais um em anos e anos de convivência .... E vem
a pergunta..... Aquela pergunta que eu estou segurando para manter seu foco
neste texto.... O médico está ali, o paciente está ali... Ali também está a
mesa.... E sai a pergunta....
O médico termina de olhar os exames, com os
olhos focados nas letrinhas daquele papel do laboratório.... E gastam papel no
laboratório... É uma folha para cada exame... Quem aguenta esperar o médico folhear
página por página ... Queremos fazer a pergunta, e o médico folheando aquele
monte de papéis.... E os olhos do médico fixos no papel e os olhos do paciente
fixos nos olhos do médico.... A pergunta presa... Quer sair, mas não pode
interromper o médico...
Então o médico olha para o paciente e a pergunta
vem: “eu estou bem, doutor?”. Esta é a pergunta mais difícil de toda a
medicina. É a própria definição do que é saúde e do que é doença. Saúde é
simplesmente não ter doença? É simplesmente ter um monte de exames que só o
médico entende (na verdade, todo mundo abre aquele saquinho e tira o
grampinho... Uns o coloca de volta com cuidado para parecer que não olharam...
Maldito eletro do coração que são só risquinhos....). Afinal, o que é saúde? É
ter o exame de AIDS negativo? Quantas pessoas têm AIDS e são felizes? Quantas
não têm e vivem na tristeza, no choro fácil, na falta de coragem para fazer as
coisas?
Saúde é mais do que a falta de doença. Saúde é ser
feliz..... Saúde é felicidade.... Opa... E felicidade, o que é? É outra palavra
difícil para explicar, mas que cada um sente batendo no peito... Talvez seja o olhar
da mãe sobre o berço de seu neném que dorme com tranquilidade.... Talvez seja
poder dizer palavras de amor ..... Para muitos é poder louvar a existência de
Deus.... Você precisa saber o que te faz feliz... e a saúde vem atrás....
Da próxima vez que você for ao médico para saber se
sua saúde está bem, espero que você chegue com a resposta e não com a
pergunta.....E que a resposta seja: Sim, tenho saúde porque sou feliz.
Editorial publicado no Gazeta de Contagem No 261 - 10 a 16 de abril de 2012 -http://www.gazetadecontagem.com.br/index.php?option=com_flippingbook&view=book&id=31%3Aedicao-261-10042012&catid=2%3Agazeta-impresso&Itemid=3

Nenhum comentário:
Postar um comentário